Sobre o Matula
3ª MATULA FILM FESTIVAL – COMIDA POPULAR
Matula representa a diversidade de uma cultura alimentar forjada tanto pelos povos fundadores desta terra à cozinha doméstica urbana. Nossa matula não se refere apenas ao recipiente de preservar e transportar a comida de casa para o dia cheio da trabalhadora e do trabalhador brasileiro. É também uma matula de memórias, de desenvolvimento de narrativas, anseios, angústias e prazeres que têm na comida o grande mediador nas histórias.
Para esta terceira edição, o Matula Film Festival apresenta a tradição dos botequins, dos botecos, das feiras e das barracas e trailers de rua, que compõem o cenário contemporâneo da alimentação e da gastronomia em nossas cidades. A partir a temática Comida Popular, vamos discutir a importância das diversas linguagens da cozinha, da comida e do ordenamento social e cultural das cidades, a começar com Belo Horizonte, por meio de exposição, palestras, aulas de culinária e, claro, sessões de filmes para dar água na boca e convidar à reflexão sobre o universo da comida.
Realização
O MATULA FILM FESTIVAL é uma realização da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, produtora responsável pelo já tradicional festival de cinema Curta Circuito e signatária da Women’s Empowerment Principles (WEPs) da ONU Mulheres, com o compromisso de fazer a diferença na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade onde atua. A direção geral do MATULA FILM FESTIVAL é assinada pela produtora Daniela Fernandes, sócia da produtora audiovisual Le Petit.
Em duas décadas de existência, a produtora Le Petit, de forma eficaz, tem contribuindo fortemente para o aumento da difusão e acesso contínuo aos nossos bens culturais. Consolida-se como uma empresa que valoriza o circuito de difusão de festivais com a realização de projetos estruturantes no estado de Minas Gerais, como as já tradicional mostra de cinema: CURTA CIRCUITO com 24 Edições.
Curadoria
3º Matula Film Festival - Cinema e Comida: Comida popular
A proposta curatorial para a terceira edição do Matula continuidade ao trabalho realizado desde 2021, promovendo não apenas o cinema com temática gastronômica, mas também um cinema engajado na promoção dos saberes e das culturas populares.
Sob a temática de "Comida Popular", reunimos narrativas e estéticas comprometidas em abordar um diálogo sobre a importâncias da alimentação em diferentes culturas, desde a comida cultivada na roça até a servida nos bares, nas festas regionais e nas ruas.
A proposta também visa estimular o debate muitas vezes marginal à vida contemporânea, ao conceber um festival preocupado em agregar narrativas cinematográficas que preencham lacunas de acesso ao conhecimento de fazeres e saberes populares.
Vamos falar da relação da comida com o samba, da coquetelaria brasileira inspirada nas garrafadas e nos lambedouros das cidades interioranas e, claro, celebrar a boa e velha baixa gastronomia, ao homenagear nosso querido amigo e incentivador da boemia mineira, Nenel Neto.
O Matula, nesta edição, buscará valorizar em seus debates e oficinas essa rica cultura que vem do povo para o povo. Tudo isso, experimentado a partir de variadas linguagens e formatos que, ao final, também tem como interesse homenagear não só a Comida Popular, mas também o Cinema Popular, sempre engajado em alimentar a alma por meio da sua leveza e diversão.
Puxe a cadeira e sente-se conosco para celebrar os melhores momentos à mesa e na tela!
O Festival é dividido em seis categorias: Mostra de filmes, Oficina Cozinha de Origem, Ciclo de Palestras, Exposição, Tour e Feirinha.
Guilherme Lobão é jornalista, professor universitário e se divide entre as paixões pelo cinema e pela gastronomia, atuando como pesquisador e crítico em ambas as áreas.