Oficinas Cozinha de Origem: Biomas Brasileiros

A oficina de Cozinha de Origem: Biomas Brasileiros tem como propósito tornar acessível ao público leigo receitas culinárias profissionais criadas a partir do reconhecimento dos ingredientes nativos da flora e da fauna brasileira. Serão três sessões de aulas gastronômicas nas quais chefs de cozinha vão compartilhar o passo a passo de receitas próprias que poderiam compor a nossa matula do dia a dia. Para cada chef convidado foram atribuídos biomas brasileiros que servirão como base para a seleção de ingredientes e composição da receita.

Ciclo de Palestras

As palestras do Matula Film Festival foram pensadas como um ciclo educativo e didático acerca da gastronomia e suas expressões culturais e estéticas. O objetivo será construir uma base sobre as questões da alimentação para além do ato fisiológico do comer e apresentar como que a gastronomia se desdobra na nossa cultura e no nosso imaginário midiatizado. Portanto, as palestras foram todas estruturadas como uma espécie de minicurso de comida e audiovisual, refletindo justamente sobre o encontro de perspectivas de onde nasceu o Matula Film Festival. Serão quatro palestras, que guiarão as pessoas que participam para olhar a comida pelas lentes da cultura, da mídia, do cinema e da tradição.

Debates Temáticos

A proposta do ciclo de debates do Matula Film Festival é de permitir uma aproximação entre realizadoras e realizadores com o público espectador. Além disso, os debates visam projetar a visão das equipes de produção dos filmes exibidos no festival acerca da linguagem cinematográfica e das narrativas ali abordadas. Deste modo, dividimos os debates a partir da aproximação temática, de certo modo acompanhando a própria programação dos filmes, uma vez que para a audiência seria importante assistir primeiro o filme e depois participar do debate.

  • Realização

    Le petit

  • Website

    Penumbra design et web